quinta-feira, dezembro 01, 2016

de de

Diário de gravidez | Segundo trimestre

Nesse post, compartilhei com vocês sobre o meu primeiro trimestre de gestação, e agora volto para falar um pouco sobre o segundo trimestre, que corresponde de 14 a 27 semanas, meses 4, 5 e 6.

O segundo trimestre começou com consulta e um ultrassom bem importante que é o de translucência nucal, onde o especialista também vê o osso do septo nasal. Nesse ultrassom levei a Livia junto e foi a primeira grande participação dela. Ela ficou emocionada e feliz. Esse exame é muito importante, e deve ser feito até a 13ª semana, porque depois disso não dá mais para ver esses itens específicos e eu quase perdi esse exame, por uma falha gigante na comunicação da médica. Nesse ultrassom ainda não consegui ver o sexo. Na 14ª semana  tomei a vacina da gripe.
Com 16 semanas fiz uma viagem e me consultei com o meu médico de sempre, como queria que ele estivesse acompanhando toda a minha gestação... mas a distância agora é grande e foi só uma consulta para uma conversa. No fim ele deu uma espiadinha no neném com o ultrassom do consultório dele e me deu um palpite e uma guia para fazer um ultrassom numa clínica especializada só para descobrir o sexo do bebê. E descobrimos! É um MENINO! <3 Nessa noite, eu estava tão plena, que senti os primeiros chutes quando estava deitada na cama para dormir.
Essa fase da gestação é como se fosse uma época de ouro. Os enjoos somem, o cansaço some, a barriga começa a aparecer mais, mas não chega a atrapalhar. Você se sente bem e bonita, as unhas e cabelos ficam lindos e consegue viver melhor, com mais qualidade. Nesse período eu enfrentei uma mudança de cidade, o que foi beeeeem estressante e cansativa, mas a partir daí, pelo menos, voltei a dormir como uma pedra a noite e nem acordava mais para ir ao banheiro.
Logo depois de instalada na nova cidade, tive que marcar os ultrassons de segundo trimestre e procurar um novo obstetra. Como isso é difícil, nossa! Tanto um lugar confiável para realizar os exames quanto um ginecologista obstetra, na verdade, principalmente ele. Consegui duas indicações e optei por ir primeiro no mais próximo da minha casa, pois agora quanto menos trânsito e stress passar, melhor! Gostei do médico, já fiz duas consultas com ele, a próxima já está marcada, e será ele que vai fazer o meu parto. Escolhemos a maternidade e já comecei a organizar as coisas dele.
Agora ele, o neném, tem um nome! Siiim, demorou mas conseguimos escolher. Nosso menino terá o nome de Nicolas! Quando eu estava grávida da Livia, e não sabia o sexo, a única certeza que eu tinha é que, se fosse menino se chamaria Nicolas. E agora, que vamos ter um menino, surgiram outras opções muito boas, mas o Nicolas acabou vencendo. Significa vitorioso, o que conduz o povo à vitória.

O segundo trimestre corresponde as semanas 14 a 27. O que senti nesse segundo trimestre?
- Azia. A maldita azia não foi embora. Teve semanas que eu não a sentia, e semanas em que todos os dias ela me acompanhada desde a hora de acordar, até a hora de dormir.
- Refluxo. O dia que tinha azia, ela vinha acompanhada do refluxo, que incomoda muito!
- Fome de leão. O apetite voltou e a fome era de leão, de verdade. Comi tudo que tive vontade, e fiquei bem feliz com isso. Sempre pensei que agora não era hora de ficar regulando, mas tive muita sorte de não engordar muito nesse trimestre.

Mudanças no corpo?
Parei de usar algumas calças de antes da gravidez, e algumas blusas mais curtas. Com o frio, o guarda-roupa ficou com poucas peças. A barriga aumentou de repente, os seios aumentaram, mas não notei aumento de gordura no resto do corpo, pelo menos não foi nada muito notável. As unhas ficaram fortes, cabelos lindos!

Sobre o desenvolvimento do bebê.
Ele já está todo formado, e agora já pode até ouvir os sons ao redor dele, Dizem que quanto mais conversamos com o bebê, mais ele reconhece a voz da mãe ao nascer. Está cada vez mais forte e dá para sentir nos chutes, cada vez mais intensos.
Ao final da 27ª semana, o bebê está do tamanho de um mamão, medindo cerca de 30cm.
Algumas fotos minhas no 2° trimestre:
Uma foto publicada por Fernanda Scherer (@fe_scherer) em


Tirei e publiquei pouquíssimas fotos dessa fase, que pena.

* esse post está mega atrasado, Nicolas já nasceu! Mas de repente ficou muito difícil de produzir conteúdo. Enfim, estou voltando e fiz tudo com muito carinho. Espero que gostem!


Um comentário:

  1. Baby,
    Você disse lá no blog que sumiu, e eu vim dizer que também tinha sumido HAHAHA Fiquei bem away por esses tempos de blog, mas retomei graças a Deus.
    Como é gostoso seus posts sobre gravidez. Esse tá bem atrasadinho, aliás HAHAHAHA Fico tão feliz que ele nasceu lindão e cheio de saúde, vocês são uma família abençoada.
    Te amoooooo!

    www.nandadoria.com.br

    ResponderExcluir